terça-feira, 8 de março de 2011

Resenha: A Vida no Orkut

Organizadores: Edvaldo Couto
                         Telma Brito Rocha



É no Orkut que a garotada se encontra e troca idéias, é neste ambiente que as relações são potencializadas preferencialmente pelos adolescentes. O mesmo não acontece com os adultos que acessam menos este ciberespaço.

Quanto aos educadores, eles precisam utilizar com mais freqüência as redes sociais, principalmente o Orkut, para desta forma entender melhor sua utilidade, entendendo melhor as idéias e linguagens dos jovens que utilizam destas redes sociais para se comunicarem estabelecendo relações sociais.

O Orkut é um software criado com o objetivo de criar e manter as amizades no mundo virtual, visitar páginas pessoais e comunidades com as quais se identifique, estabelecendo uma relação de fascínio, entretenimento, comunicação e também aprendizagem.


Identidades Contemporâneas

Nos tempos atuais a identidade é indicada por diferentes “eus” que compõe a identidade dos indivíduos, ele carrega consigo várias estruturas psíquicas. Sua personalidade se constitui em relação ao outro.

O processo de descentralização do “eu” é uma das principais conseqüências da globalização. As variadas utilizações dos “eus” constroem perfis no Orkut. Esta descentralização levou ao deslocamento da identidade, à crise identitária levando a duas linhas de análises: a da homogeneidade através da indústria cultural e a do fortalecimento da crítica a modernidade. Como o universo da cultura não é algo estagnado, a homogenização global das identidades não existe.

      O Orkut e as Identidades Múltiplas, Nômades ou mais ou menos Inventadas

No mundo das redes conectadas uma pessoa pode ser várias outras com características físicas completamente diferente, já na vida tradicional, no mundo off-line, as pessoas desempenham papéis que têm um lugar no espaço físico. Nas redes conectadas se criam e alimentam identidades que são manipuladas pela nossa própria escolha ou pelas pessoas em nossa volta.

As identidades no ciberespaço, ao se apresentarem de maneira nômade, são múltiplas, através dos vários perfis que percorrem o ciberespaço de maneira livre.


Imagens de Família na Internet – Fotografias Íntimas na Grande Vitrine Virtual

As fotografias de família é um hábito para grande parte delas, pois elas ultrapassam barreiras de tempo e espaço. Com o tempo esses registros de imagens vêm mudando de acordo com o desenvolvimento tecnológico que transforma o lugar onde elas ficam guardadas.

No Orkut encontramos essas fotografias de família em álbuns entitulados pelo seu usuário.

Para se fazer conhecer no Orkut, são disponibilizados ferramentas como um questionário no qual o usuário publica em sua página pessoal informações sobre si, seguido da pasta de recados, quadro de depoimento, mensagens recebidas, vídeoas e as comunidades as quais cada usuário pertence.

Assim a foto que se coloca em uma página pessoal define a imortalidade do objeto, mas não mostra de fato o que cada um é, pois existem” truques” na hora do clique que garantem um bom resultado.

As fotografias de família tinham a responsabilidade de manter viva a memória familiar. Com a tecnologia, está havendo um resignificado nestes conceitos. No Orkut, essas fotografias são organizadas em pastas diferentes, não ocupam lugar nas casas das famílias, grandes números de pessoas têm acesso a elas, ajuda a tornar o usuário conhecível e mostra-o aos olhos do outro. Este usuário muda, se reinventa, atualiza o seu perfil e sua personalidade ficando difícil se reconhecer em uma fotografia antiga de papel.


Por Favor, Aula Hoje Não: O Orkut, os Professores e o Ensino

Pesquisadores da área de educação tentam compreender o que faz com que alunos criem comunidades do tipo “mate aula antes que ela me mate”, escrevendo de modo agressivo seu repúdio à escola, ao professor como na comunidade “eu odeio professor”.

Muitas foram as mudanças no que se refere a educação provocadas pelas novas tecnologias, pois o professor deixou de ser o detentor do saber e são questionados por alunos que, muitas vezes, têm mais acesso as informações do que o próprio educador. Assim, as instituições educacionais e o professor, precisam não apenas incorporar as novas tecnologias como conteúdo de ensino mas promover uma reflexão sobre os conhecimentos e os usos tecnológicos.


A Escrita no Orkut: Vocabulário mais utilizado e Aproveitamento dos Internetês para o Ensino da Língua Portuguesa

Internetês, o português da internet. Entendê-los não é fácil para quem não tem familiaridade com esse tipo de comunicação, pois palavras da escrita tradicional são transformadas em símbolos ou desenhos. Apesar de ser atacado como algo prejudicial à língua, pesquisas comprovam que a transgressão na escrita das palavras não é tão volumosa.

No contexto da internet, não há nada de errado, o problema é levar tal escrita para outros contextos de comunicação escrita. Aí entra o papel da escola. Então este tipo de expressão pode ser aceito desde que empregado na hora e local adequados. Como o internetês não é falado, o caso é peculiar ao uso da língua apenas escrita.

Professores não deveriam ignorar esse novo jeito de usar a língua, e sim utilizá-lo para fazer com que o aluno aprenda a norma culta do português, mostrando-o que é a norma culta que deve ser estudada por ser ela aceitável. Já o internetês deve ser entendido como a forma mais adequada que os jovens utilizam na apressada comunicação na internet.


A Vivência do Orkut no Espaço Público: Tabuleiro Digital

O tabuleiro digital é um projeto dentro da FACED que disponibiliza 20 computadores entre os três andares da faculdade, que objetiva a leitura/escrita de e-mails, navegação na internet e salas de bate-papo, de forma a minimizar a exclusão digital. É visível que esta iniciativa não contribui para a imersão dos jovens na cultura digital devido a uso exclusivo de um software e de limitações do acesso. Ele está disponível para toda a comunidade vinda de escolas públicas ou não, pessoas que não tem computador em casa, etc. Isso fez com que a faculdade mudasse a sua rotina, pois, a circulação de pessoas é ininterrupta.


A Relação de Fascínio Pelo Orkut: Retrato da Hipomodernidade Líquida, Espetacular e Narcísica

Vivemos em um mundo digital a revelia das diferenças de acesso. A periferia está neste mundo beirando o abismo. Os adolescentes lutam contra a exclusão em busca do acesso que está longe de ser democratizado.


O Orkut e a Velhice: Comunidades e Discursos

A questão é como os jovens tratam os velhos nas comunidades deste tema, como são as narrativas e comentários por eles introduzidos.

















domingo, 27 de fevereiro de 2011

Um Relato do Uso da Webquest em Práticas Pedagógicas


Um conceito

             Webquest pode ser entendida como uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet. Sua elaboração é feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos. Seus recursos, também chamados de fontes, podem ser livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da Web.

O Relato

             Na escola onde leciono, desenvolvi um projeto "O lixo que não é lixo" disponível em  www.webquestbrasil.org/criador com alunos do 3º ano do ensino fundamental, após observação do grande número de incidentes que acontecia no recreio devido as brincadeiras violentas e à grande quantidade de sacos, garrafinhas plásticas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Prezi

A Tecnologia a Nosso Favor

 Prezi é uma tecnologia muito interessante. Além de trabalhar com zoom e com livre transição na apresentação, você pode colocar também efeitos de rotação, o que dá uma dinâmica sensacional nas apresentações.
A falta de linearidade das apresentações é outro atrativo que deixam as apresentações muito diferentes. Você não precisa mais criar aquela apresentação quadrada, com início, meio e fim.
 O zoom pode dar profundidade nas apresentações, pode ser usado para fazer citações, destacar detalhes despercebidos, e o que sua imaginação conseguir produzir.
Eu futuquei e gostei. Pretendo continuar utilizando e conhecendo melhor esta tecnologia tão interessante e divertida a favor da educação.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ciberespaço

As Relações no Ciberespaço

As relações interpessoais e os valores éticos no ciberespaço, estão incorporando novas atitudes e sentimentos, mantendo na medida do possível a sua integridade, e ressignificando essas relações que se fazem nesta dimensão, baseados nos valores morais já estabelecidos na realidade concreta. Ao refletir as relações interpessoais no ciberespaço fez-se necessário contextualizar a ética, a identidade e a sociabilidade, contribuindo para a qualidade nas relações humanas no espaço virtual.






terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cibercultura

Pensar em educação, é pensar em cibercultura.

Veja a entrevista de Andre Lemos, professor mestre e um dos principais teóricos do tema.